quinta-feira, 11 de agosto de 2016

CARTA MAGNA DE UMBANDA
1. Umbanda é uma religião espiritualista de doutrina afro- indígena-euro-brasileira;
2. É uma religião monoteísta, que crê na existência de um Deus único, inteligência suprema, causa primária de todas as coisas, eterno onipotente, onipresente, soberanamente bom e justo;
3. A Umbanda crê e cultua de forma própria os Orixás Africanos sincretizados com os Santos Católicos, Guias e Mentores Espirituais que, como ministros de Deus, zelam e auxiliam na realização de Sua obra;
4. A Umbanda crê na reencarnação e na incorporação das entidades espirituais, em vidas sucessivas, no aprimoramento espiritual e aperfeiçoamento do ser humano para conduzi-lo a Deus;
5. O espírito denominado Caboclo das Sete Encruzilhadas, incorporado no médium Zélio Fernandino de Moraes no dia 15 de novembro de 1908, em São Gonçalo, Neves, Niterói, RJ – data que reconhecemos como sendo o nascimento da Umbanda - anunciou:
“Com os espíritos evoluídos e adiantados aprenderemos; aos atrasados ensinaremos e a nenhum negaremos uma oportunidade de comunicação”;
6. A Umbanda considera a natureza com tudo que ela encerra como a obra máxima do Criador, sendo o altar de Deus – o lugar onde se pode com Ele conversar, porquanto, preservar a natureza é obrigação de fé de cada umbandista;
7. A Umbanda é uma religião sincrética fruto da cultura religiosa de três segmentos: branco do elemento europeu, colonizador; negro – escravizado na África para laborar na terra e o indígena que já ocupava esta terra, portanto, não admite qualquer forma de preconceito, discriminação ou intolerância;
8. A Umbanda tem liturgia e ritos próprios derivados da diversidade de raças e culturas que a fundamentam.
9.São práticas litúrgicas umbandistas:
9.1 - A preparação e formação mediúnica e sacerdotal;
9.2 - O Batismo;
9.3 - O Casamento;
9.4 - Os Ritos Fúnebres.
10. Constituem símbolos da Umbanda:
10.1 - O Hino a Umbanda;
10.2 - A Bandeira da Umbanda;
10.3 - O Juramento Umbandista.
11. Sendo a Umbanda a manifestação do espírito para a prática da caridade, deverá sempre ser exercida sem remuneração, salvaguardada a sustentação financeira da organização religiosa;
12. O adepto da religião de Umbanda deve sempre seguir a ética religiosa e a lei dos homens;
13. Todo irmão umbandista que desejar fazer parte do corpo mediúnico de um Templo deverá prestar o “Juramento Umbandista”;
14. A Umbanda defende uma sociedade em que todas as religiões sejam igualmente respeitadas, a promoção da tolerância como princípio republicano e a preservação da educação pública laica;
15. A Umbanda será sempre uma casa de portas abertas para todos;
Justos e perfeitos, os subscritores desta, a qual estará aberta a adesões, reafirmam o compromisso permanente com o engrandecimento da Umbanda e seus valores magnos.

São Paulo, 13 de novembro de 2015.

Federação Umbandista do Grande ABC

Babalaô: Ronaldo Antonio Linares

Nenhum comentário: